sexta-feira, 25 de junho de 2010

Just fake it!


A melanina é a denominação genérica de uma classe de compostos proteicos existente nos reinos Animal, Vegetal e Protista e cuja principal função é a pigmentação e protecção contra a radiação solar. É a melanina que, por exemplo, confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos dos mamíferos. A falta de melanina dá origem a uma condição denominada albinismo.
A produção de melanina é feita pelos melanócitos ou melanoblastos, células da camada basal da epiderme que mantêm contacto com os queratinócitos por intermédio de projecções citoplasmáticas. São esses prolongamentos que permitem que os pigmentos melânicos produzidos se depositem nos queratinócitos.
A síntese de melanina é teoricamente explicada pela presença de uma enzima - tirosinase - concentrada no aparelho de Golgi dos melanócitos. O pigmento é originado a partir da polimerização do aminoácido tirosina por intermédio da acção da tirosinase, a qual passa de aminoácido incolor a um pigmento castanho. A tirosina polimerizada deposita-se em vesículas denominadas melanossomas, as quais se deslocam pelos prolongamentos citoplasmáticos dos melanócitos, sendo transferidos para os queratinócitos através de um processo de secreção, denominado secreção citócrina (de célula para célula). Os grânulos de melanina permanecem no citoplasma dos queratinócitos.


Apesar de ter nascido bem mais a Sul e ainda que não seja propriamente albina, o corpo da Medusa NÃO FAZ ISTO QUE É DESCRITO ACIMA.


HOJE, fez o seu primeiro jet bronze e pode dizer que há uma vida A. JB. e D. JB..

3 comentários:

  1. Malvada... Achas mesmo que sou obrigada a viver aprisionada no Inverno quando existem outras estações!?

    ResponderEliminar
  2. Fui logo comprar roupinha... e descobri que certas cores "proibidas" ficam-me lindamente.

    ResponderEliminar