segunda-feira, 28 de março de 2016

Porque o mundo está cheio de pessoas que sabem tudo

Este post é para ti, que te indignaste com os mortos na Bélgica e ainda contigo próprio por te teres indignado um pouco menos por comparação com Paris. Para ti, que hesitaste nas manifestações públicas de indignação por teres aversão a clichés e por saberes que o mundo não melhorou por teres coberto o teu rosto com a bandeira da França ou teres postado a Edith Piaf a cantar a Marselhesa. Para ti, que depois leste o que se escreveu sobre os perigos da diminuição da tua indignação e te sentiste culpado. E para ti, que não consegues lamentar tanto os atentados no Paquistão como os da Bélgica e ainda te sentes mais culpado. E para ti, que quando ouves dizer que a Europa é a responsável por lhes vender as armas, sabes que as pessoas que morreram não venderam armas nenhumas e não deram nenhum mandato aos seus governos para que o fizessem e que tu também não. E é ainda para ti, que sabes que os refugiados devem ser acolhidos por razões humanitárias mas que não acreditas na capacidade da Europa para os integrar e também por isso te sentes culpado. E, por último, é para ti, que não percebes coisa nenhuma e querias mesmo é que o bando de psicopatas deixasse de andar nas ruas, nas tuas ruas, a bombardear pessoas que, tal como tu, não percebem nada e só querem que as deixem em viver em paz e não as façam sentir culpadas pelos homicídios que não cometeram. 
Para ti, a minha solidariedade.
(A propósito deste post do Henrique Fialho) 

2 comentários:

  1. Cuca,

    faltou referir quem manipula as ideias para se ter chegado (e a procissão irá ainda no adro) a este estado da arte, e nem eu lhes conheço os nomes, mas não serão muitos, num planeta cheio de sofrimento. Se nos restringirmos aqui ao aparentemente pacato rectângulo, por exemplo, de onde vêm estes anseios que acreditam piamente e por isso tentam replicar até à exaustão, que a verdadeira felicidade está nas duas moradas, a fiscal e a de férias, as férias no resort em países nos quais os únicos cidadãos que conhecem são "criados" mas até a água que serve o resort implicou desflorestação, canalização, roubo dessa mesma água aos "criados" para servir milhares de iludidos, os carros, os telemóveis topo de gama, o guarda-roupa da moda, tanta, mas tanta ilusão mal parida e tão, mas tão bem integrada?

    Os "senhores disto tudo", quem são? os deformadores? os culpabilizadores? os educadores?, os que verdadeiramente sabem para onde conduzem o vasto rebanho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se alguém manipula essas ideias. Já os romanos tinham lindas casas de férias, vestidos e servos. Não é propriamente uma tendência que tenha de ser introduzida.

      Eliminar