domingo, 24 de janeiro de 2016

Da Paris Review 1

"Quais são as suas principais excentricidades?"
Creio que o meu lado supersticioso poderia ser classificado como excentricidade. Tenho de somar todos os números: há pessoas a quem nunca telefono porque o número delas resulta num número de azar. Ou então não aceito um quarto de hotel pela mesma razão. Não tolero a presença de rosas amarelas - o que é triste porque são as minhas flores preferidas. Não aceito três pontas de cigarro no mesmo cinzeiro. Não viajo num avião onde existam duas freiras. Não começo nem acabo nada a uma sexta-feira. É interminável a quantidade de coisas que eu não posso e não quero. Mas retiro um curioso conforto da obediência a estes conceitos primitivos.


Truman Capote, in Entrevistas das Paris Review, Tinta da China

3 comentários:

  1. Li o ano passado Truman Capote pela primeira vez, foi um livro pequeno, "A boneca de Luxo". Não gostei, aborreceu-me, e mentalmente arrumei Truman Capote por um tempo, achei que muito, talvez para sempre.
    Mas tu, minha querida Cuca, fizeste-me agora retomar Truman Capote como um autor a continuar. Obrigada.
    (também gosto muito de rosas amarelas)

    ResponderEliminar
  2. Li Travessia de Verão, uma edição barata de bolso, muito bom!

    ResponderEliminar