sexta-feira, 4 de abril de 2014

Não habito Youkali

"YOUKALI, ilha quase no fim do mundo. O seu único habitante é uma fada que tem por missão acolher os viajantes desalojados. Qualquer alma perdida que chegue a Youkali é convidada a dar uma volta pela ilha, que assumirá a forma de dos seus desejos mais profundos e dos prazeres que mais anseie. Youkali foi descrita como o Fim de Toda a Tristeza. a Terra da Troca de Votos e do Amor Correspondido, a Esperança que Reside no Cerne de Todos os Corações Humanos. Certos viajantes referem que esse lugar não existe e que Youkali não passa de um devaneio desesperado. No entanto, os relatos não são conclusivos.
Kurt Weille Roger Fernay, Youkali: Tango Habanera, Nova Iorque, 1935"

In Dicionário de Lugares Imaginários, Alberto Manguel e Gianni Guadalupi, Tinta da China Edições.

Não sei nada sobre a existência de Youkali. Mas sei algumas coisas sobre viajantes que a procuram e num "devaneio desesperado", às vezes, pensam tê-la encontrado. 
E é cansativo desiludi-los. 

1 comentário:

  1. Não esmague ilusões. não vale a pena. É preferível para muitos viver eternamente na busca desesperada de Youkali, do que viver uma vida vazia de propósito em que o devaneio é o único anelo do amanhã. O tempo é um conjunto de realidades paralelas que se vão intersectando com outras realidades também paralelas entre si. Talvez aí, um dia, o devaneio desperte.

    ResponderEliminar