sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Das coisas que só algumas pessoas podem ensinar-nos

A propósito de um almoço de quase Natal entre quase amigos e do tempo roubado às coisas que importam verdadeiramente, para fazer aquelas que verdadeiramente importam.

Do quanto passei e vi nada posso ensinar-te senão dizer-te o que vi e o que passei. E do que me disseram, o quanto que posso ensinar-te é o pouco que posso dizer-te, que foi o que me disseram: 
"Não fites a Estrada: segue-a até ao fim."

Fernando Pessoa, O peregrino, in O Mendigo e outros contos, Assírio & Alvim.

3 comentários:

  1. Suspeito que se nos fosse concedido o privilégio (?) de viver um milénio, ou dois até, concluiríamos da impossibilidade, ou mesmo da inutilidade, da aprendizagem.

    Pois que se pode aprender -- por outras palavras, que vale a pena dizer, ou mesmo que podemos afirmar, convictamente, que aprendemos, com os anos, com as décadas, com as vidas?

    Provavelmente, perceberiamos que a aprendizagem não é mais que a ilusão mestra, aquela na qual as outras se sustentam -- ou até se justificam.

    Que libertação, concluir-se que afinal não há nenhuma lição na vida, nada há para aprender: entramos na vida como papel em branco e em branco saímos.

    Bom ano, Cuca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Espero que não tenha razão e que nem uma existência milenar nos impeça de retirar dos outros as peças que nos fazem falta.

      Eliminar