quinta-feira, 9 de abril de 2015

Apenas uma experiência

“For I feel like an experiment, I feel exactly like an experiment; it would be impossible for a person to feel more like an experiment than I do, and so I am coming to feel convinced that that is what I AM—an experiment; just an experiment, and nothing more.”

Excerto de: Twain, Mark. “Eve's Diary, Complete.” iBooks. 

Queixa-se Eva, a primeira mulher, e eu diria que no caso dela queixa-se fundadamente, de ser apenas uma experiência.
Talvez na falta de melhor modelo todas as mulheres tenham sido criadas à sua semelhança. Talvez a interminável sucessão de cópias seja tão perfeita que ao decalque nem sequer falte essa angustiante sensação da original.
Precisei de ler Mark Twain para conseguir catalogar esta sensação que tantas vezes me perturba; a sensação de ser apenas uma experiência. 

7 comentários:

  1. Mas, capitã. Não somos todos? Lá diz Baumeister, meu farol nestas coisas: Think of a mutation, that is, a novel and unusual combination of genes, as an experiment: trying out a new trait to see how it fares. That’s what drives evolution.

    Cá está: That’s what drives evolution. É tudo a bem da evolução. (Já agora, isto prova que Eva era darwinista, o que é uma conclusão importante, acho eu).

    ResponderEliminar
  2. Também se acha uma experiência? Não estou só no mundo?
    Nem sei que dizer sobre essa sua Eva Darwiniana.... Gente já ardeu em fogueiras por bem menos do que isso. :)

    ResponderEliminar
  3. Se a Eva for uma fotocópia eterna, o que dizer da serpente? Terão existido morphs algures (não confundir com morfes algures, pois aí iríamos falar de derivados da maçã do pecado e do Piquenicão) e hoje em dia as cópias sejam mais colagens do que cópias?

    E atenção, acho a ideia de colagens bem mais aliciante do que de cópias. A certeza da incerteza e a receita para faltar alguma coisa continuam lá, mas uma colagem tem, ainda assim, um niquinho mais de margem criativa.

    ResponderEliminar
  4. Nunca uma experiência. Apenas um acessório imprescindível, logo contraditório à partida.
    Agora, meditando, imagino semelhanças nas mantas e brinquedos do meu peludinho. Acompanhado e Quentinho.
    O Senhor foi gentil.

    Como poderíamos ser experiências, excepto de nós próprios e de tantos supraordenados?
    Somos apenas criaturinhas terrivelmente limitadas a sonhar com a Liberdade.

    Mas serão experiências, efectiva e inevitavelmente.

    "iBooks" cara Cuca? Há disso no galeão, sem sedição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser experiência de mim própria já me parece suficientemente aterrador.
      (Neste galeão gostamos de iThings)

      Eliminar