domingo, 12 de julho de 2015

Diário de Bordo

Com a lua noite e dia pendurada no mastro, ali em regime de contemplação reservada, decidimos reunir no convés para encontrarmos soluções para o problema.
O problema consiste basicamente no facto de eu ter democraticamente decidido, através de um referendo em que participaram pessoas aleatoriamente escolhidas e cuja identidade é sigilosa até para os próprios, que iríamos todos em expedição a Bizâncio em busca de um tesouro escondido. Não seria um verdadeiro problema se não se desse caso de mantermos um faustoso estilo de vida muito acima das nossas possibilidades e de, assim ao perto, na maior parte dos dias, apenas por necessidades de manter a camuflagem, nos parecermos mais com um grupo de felizes excursionistas num cruzeiro de férias do que com um terrível bando de Piratas.
Tentámos financiar a expedição com fundos públicos, mas os indivíduos reacionários que mandam neste país entenderam por bem rejeitar-nos a candidatura a este projeto de interesse nacional, com a desculpa cobarde de uma parte de nós ter registo criminal e outra ser procurada pela justiça.
Conformados com a inevitabilidade de nos desapossarmos de bens para adquirir meios para a conquista de Bizâncio, constatámos que as únicas coisas com algum valor venal que ainda nos sobram são a lua e a pequena cutxi.
Com votos contra dos poetas, da Palmier Encoberto e da própria pequena Cutxi, decidimos por unanimidade democrática que vamos pedir um resgate pela Lua.
Se em cinco dias não a conseguirmos vender, nem sequer em quartos, leiloamos a pequena Cutxi.
Mantenho um semblante carregado em fingida solidariedade com o pesar da tripulação. A verdade é que para mim, é uma win-win situation. 
A pequena Cutxi uiva à lua. 
Uma das duas tem de abandonar este navio. 


8 comentários:

  1. Capitã, arriscando fazer-me andar na prancha por estas controversas palavras, quem é que quer uma coisa redonda, antiga e cheia de pó, acesa dia e noite e sobre a qual a EDP cobra uma fortuna ?
    Voto na Cutxi e manda-se a lua aluar para outra freguesia !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema, minha querida, é que esta situação põe a nu a barbárie em que vivemos! Temos a lua aprisionada e ninguém parece ter dado pela sua falta...
      Começo a desconfiar que não vamos conseguir vender a lua!

      Eliminar
  2. Pfff ainda se a lua fosse mudando de cor...agora uma coisa assim tão monocromática não serve para uma supé fashion boho-chic como eu (ainda se fosse amarelo-saia-da-neuza!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora Margarida... Lá por causa disso posso incluir um pack celofane amarelo!

      Eliminar
  3. Ok, eu até preciso de um candeeiro para a sala, talvez a lua me sirva para esse propósito..... :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo está há demasiado tempo sem lua, tem de comprometer-se a partilhar a sua futura aquisição...

      Eliminar
  4. Eu gosto da lua. Vou daqui comprar uma raspadinha. Com sorte, consigo fundos para o investimento. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum ... E um assalto? Não seria assim coisa mais rápida para obter o crédito.

      Eliminar