quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Diário de bordo

Os meus problemas existenciais, não necessariamente novos mas invariavelmente cíclicos, estão a afetar o desempenho da missão que recai sobre os ombros encorpados desta brava tripulação pirata. 
Tudo começou com a chegada de outono que, de acordo com o calendário oficial da somatização, é a época da nostalgia. 
Dei por mim a substituir o reggae por aquelas musiquinhas nerd que o iTunes classifica como alternativas; a adormecer  mais vezes ao lado de Kafka do que de Borges; a preferir o vinho tinto ao gin tónico e, com a aproximação do pico da estação, a passar mais horas pendurada no convés, com um olhar estrelido e demente, do que no topo da mesa de reuniões a planear ataques a navios de cruzeiro cheios de velhinhos nórdicos.
Num micro cosmos com as potencialidades absorventes deste navio, a osmose é um facto mais científico do que as leis da Murphy. (Dirão que essas não são científicas mas experimentei todas e posso assegurar que estão enganados).
Foi assim que, quando dei conta, tinha a tripulação inteira no limiar da depressão clínica. 
O primeiro a fazer-me notá-lo foi o papagaio Polly que, por passar demasiado tempo com Álvaro de Campos, começou a esvoaçar pelo navio enquanto gritava 

"Não sou nada. 

Nunca serei nada. 
Não posso querer ser nada. 
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
Foi então que reparei que o grupo dos poetas produziu tanto nas últimas semanas que o stock de papel higiénico ameaça ruptura. 
Os bloggers residentes, por seu turno, atacados pela nostalgia, começaram a escrever post fofinhos e a acumular um perigoso banco de imagens de gatinhos de olhos tristes. 
Os ex-presidiários estão há dias encerrados nas suas camaratas, a reviver os tempos de reclusão.
Andhriminir, o cozinheiro pirata, parece ter perdido todo o interesse pelo sadismo e serve-nos saladas com bagas de gojji, ou lá como se diz, porque diz que leu um dos meus livros de ética e descobriu que os animais são pessoas não humanas.
Gualtiero, o Italiano, que está neste navio em representação dos amantes abandonados, passa as horas a jogar candy crush e não tenta conquistar ninguém há mais de vinte e quatro horas.
Em suma, a nostalgia atacou-nos pelas costas com efeitos mais dramáticos do que o temido escorbuto ou a febre dos mares. 
O culpado é o outono e é minha intenção  combater o mal de forma drástica:
Amanhã rumaremos às Caraíbas.

14 comentários:

  1. Ensadeceste. No teu caso, aguardaria por uma valente tormenta ou lançar-me-ia borda fora num bote, rumo a sabe-se lá o quê.

    (um dia ainda coloco na hospedaria que dirijo com mão de ferro aquela foto - que o meu pai tirou de um valente tornado em alto mar - desconheço, e a minha mãe também, única e última fonte válida de informação nesta matéria das augas pordecimaepordebaixo se foi a causa de o terem dado como morto, e à tripulação, por uns meses)

    por outro lado, diz o Lobo Antunes que a culpa é de as pessoas não foderem, mas continua a parecer-me que isto das fodas ainda anda mal explicado, que as pessoas têm sexo, dizqueatécomumbeijo. E eu acredito.

    em jeito de conclusão: difícil, difícil, é achar o culpado e, porra, não é tão fácil assim, nestes dias, encontrar um mordomo, vejamos.

    hic.

    ResponderEliminar
  2. Ah, bom. Se rumam às Caraíbas, retiro o boné (boné?) pirata que tinha aqui do último natal em família e deixo de me sentir toda condoída por vós tripulação à beira dessa estirpe depressiva muito fashion. Centro a minha atenção nas Leis de Murphy e, claro, no jogo candy crush que muito me surpreende prender assim animais humanos. Ou pessoas. E penso que era isto. (mas boné?... como se chama esse vosso chapéu, bolas?...)

    ResponderEliminar
  3. Fundeemos nas Caraíbas, Pirata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo anónimo mauzão, pode escolher as coordenadas!
      Heyye oh...

      Eliminar
  4. Eh pah... estou atrasada em tudo, até na nostalgia e na depressão. É o que faz ter perdido o barco no último porto e tentar acompanhar a expedição num barco a remos. Como a expedição tem andado à deriva, derivei para um estágio de infantilidade regressiva e tenho em mim toda a ternura do mundo e pouco tempo para a osmose da distribuição.
    Talvez consiga a proeza de embarcar nas Caraibas, se fundearem por algum tempo. Levo bagaço, Bolo Rei e uma tonelada de favas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolo rei? Vou já mandar os ex presidiários buscá-la num bote de design ultramoderno.

      Eliminar
    2. Os ex presidiários não, que ainda me ficam com a fava, Capitã!

      Eliminar
    3. Hummm não sei se os poetas sobreviveriam no bote. Além disso, a querida MD está a ser preconceituosa com o grupo ex prisa. A maior parte deles até parecem relativamente ressocializados ...:)

      Eliminar
    4. Ah, Capitã, preconceituosa, eu, que tenho um T0 com vista para o Linhó ?
      Pois que venham os ex cons todos a jacto, ora essa ! :)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Queres ser Pirata, Mau-Tempo? Podemos recrutar-te em part time para esta aliciante carreira de aterrorizador dos mares. Já és mau de nome. Isso qualifica-te logo.

      Eliminar
  6. oh! sim sim! gostava muito, para onde envio o cv? também tenho alguma experiência em artilharia... e quilhas... e virar omeletes...

    ResponderEliminar