Oráculo de Bashô: Vai ficar sem a sua Milu durante as férias da Páscoa. O acordo de respinsabilidades parentais que assinou com uma certa pirata, impõem que a meta num barco e que a remeta amanhã mesmo.
pensei que sabias de Milu... apaixonou-se por um humano desconhecido e foi viver com ele. a rebeldia da adolescência e a ingenuidade do primeiro amor, tudo junto ou dava num filme de Luca Guadagnino ou dava num poema de António Franco Alexandre...
escreveu-me esta carta, alguns dias depois de ter fugido de casa,
«É muito bonito o meu amigo de agora; tem o mais belo pêlo da floresta, e olhos onde brilha, em noite escura, o faiscar do gelo nas alturas. Demora-se a falar ao telefone com a namorada, no vagar dos dias; diz-lhe tudo o que faz, e pensa, e sente, e ouve também, com ar inteligente, as divertidas vidas que ela conta. E há tantos episódios, desde o baile dos mosquitos, no verão passado, à recente soirée das sanguessugas, que se distrai, e lento se espreguiça ao sol, que lhe acentua as rugas. Então eu subo pelo pêlo, e fico a admirar tão sedosas harmonias; no sussurro sem fios, que mal entendo, colho o meu mel pequeno, e sou feliz.»
há-de regressar, bem sei, mas de coração partido. e a culpa é tua. (como sempre)
Ah, Flor! Devia era participar de ti à comissão de proteção das aranhas! Deves ter enchido a cabeça da pobre com mimimis de amores e outras fofisses! Tivesse ela ficado aqui comigo e andaria de punhal nas patas a guerrear por estes mares fora. Estragaste a nossa educanda com poeminhas e sensibilidades e aulas de violino... vou mandar buscá-la imediatamente. Para o amor, não perco mais nada!
a copa das árvores segura a chuva que já não cai das nuvens e a lua passa velozmente.
Oráculo de Bashô:
Este fim de semana estão favorecidos os passeios no parque sob a luz lunar. Deixe o chapéu de chuva em casa e leve patins em linha, que há qualquer coisa que vai acontecer a grande velocidade.
os poemas cómicos ao vento fazem-me lembrar o médico que era poeta e pobre.
Oráculo de Bashô: Se se armar em palhacinha, faça-o ao abrigo do vento. Caso contrário, pode ficar pobre ou, igualmente catastrófico, um médico seu familiar pode comprar um carro desportivo amarelo.
Raios! Uma pessoa pediu um Haiku do Bashô por impulso, só porque o viu na montra e toda a gente estava a pedir um, e depois esqueceu-se! Agora que dei com ele aqui no fundo da mala, já é tarde! O vento soprou com muita força por estes dias e o desportivo amarelo já ali está, estacionado à porta!
coberta de musgo a sempre absorta hera é uma oração budista
Oráculo de Bashô: Se mantiver essa postura introspectiva, tornar-se-á uma monja, daquelas de camisa de dormir branca até aos pés e cabelos desgrenhados. Terá seguidores.
o som de uma coisa a cair amarga os meus ouvidos — chuva no tempo das ameixas
Oráculo de Bashô: Se comer ameixas e estiver a chover, tenha cuidado para não escorregar e cair. Ofereça uma música à intérprete do oráculo para atenuar os perigos da queda.
Oh inclemencia!!!! sinto-me usada, um objecto, qual radiola explorada, uma juke box a moedas de plastico...
se apenas para isto me queres, cruel Pirata, que assim seja eu para ti:
- Boa tarde, carissima ouvinte, estimo-lhe um belo inicio de final de semana, ainda que assim invernoso, onde quer que se encontre e seja qual for a sua condiçao, no transito, no trabalho, de ferias, enferma, na cama, enfim, votos de uma excelente continuaçao e ca vamos seguindo na rubrica "foi voce que pediu um disco?", com o excelso patrocinio do Salao de Cabeleireiro Melissa Pamela.
contemplação da lua — esta noite o tempo do sono não existe
Oráculo de Bashô: Vai sofrer de insónias graves durante 07 dias seguidos. No oitavo dia, faça uma festa no primeiro gato preto que encontrar. Não sabemos qual o efeito disso, mas algum sempre deverá ter.
a ave pousa no ramo o peso da neve que esconde nas asas
Oráculo de Bashô: Esta Páscoa deve evitar estâncias de ski espanholas de qualidade duvidosa. Sobretudo se houver milhafres por perto. Se encontrar um bom ramo, corte-o e leve-o para casa.
Também quero! Também quero! (bolas! devia ter visto isto antes, agora vou sair, se o Oráculo de Bashô me diz que o melhor seria ficar em casa, irá ser tarde demais!)
Oh! ai Capitã, ainda não são nove horas e eu já a caminho de transformar-me em abóbora, uma abóbora pitosga, ainda por cima... uma pessoa lê oráculo e fica sôfrega, não vê mais nada...64...
cartas escritas — folhas que se juntam e no fim se queimam
Oráculo de Bashô: Vai receber uma carta importante nos próximos cinco dias. Não a queime antes de abrir. Nunca se sabe quem é que se lembra de nos enviar um cheque ou um mapa de tesouro... (Se for da emel pode queimar. Eles nunca executam as multas a tempo e aquilo prescreve tudo!)
Glup... Borges & Purpurinas, o melhor som das turbinas? Borges & Purpurinas, se não me dás uma música arranco-te as crinas? Com o patrocínio da Melissa Pamela acorda-se sem remela?
Esse haiku arrasa completamente com os lamentos entristecidos dos adeptos das cartas escritas em folhas de papel, rendeu-se completamente ao correio electrónico! É um haiku visivelmente preocupado com o risco de incêndio que essa eventual "queimação" de folhas de papel poderia causar!
(Irei estar especialmente atenta às cartas nos próximos cinco dias. Muito obrigada, Capitã Cuca!)
Nem queira saber, Capitã. Recebi um papel muito colorido, cheio de indicações, de coordenadas e assim, se me tivesse visto, olhos esbugalhados, coração acelerado, é um mapa de tesouro! É um mapa de tesouro! Afinal, era apenas a publicidade a um novo restaurante e a indicação de como lá chegar...
a lua é um guia — por aqui senhor se vai para a estalagem!
Oráculo de Bashô: Se passar muito tempo a contemplar a lua, tem todas as probabilidades de acabar a noite num motel duvidoso. Desconfie de tudo o que se vê no céu.
O vento aninha-se na papoila – única, e a terra acaba com essa solidão
Oráculo de Bashô: Atenção à gravidez indesejada, sobretudo nas noites de ventania. Também convém evitar casas de ópio, não necessariamente pela mesma razão.
Ah, ah...nenhum perigo quanto à primeira, já quanto à segunda...acho que me fico pelo rum e deixo as papoilas no campo simplesmente como inspiração. ~CC~
um gato mia o miado de preguiça que desperta o homem
Oráculo de Bashô: Vá de férias e descanse. Se for preciso tranque os animais de estimação na cozinha ou amordace os vizinhos. Estão favorecidos encontros em espetáculos de jazz.
Bashô é um chato. Assim é que é. Ora, vamos lá ver. Não tenho animais de estimação, nem equaciono ter, nesta e nas próximas vidas. Se os tivesse, nunca os trancaria na minha divisão preferida de toda a casa, que me estragavam aquilo tudo. Amordaçar os vizinhos, já me ocorreu. Eles é que são finos e não me abrem a porta. É lá com quarenta anos que uma pessoa consegue começar a apreciar jazz? Agora, com isto tudo, fiquei foi rabugenta. Porra.
primas!
ResponderEliminar222
O gato magro
Eliminare apaixonado
nem toca na sopa de cevada.
Oráculo de Bashô:
Nesta primavera vai apaixonar-se intensamente e perder a apetência pela cerveja.
Nem pensar!
Eliminar221
Na ombreira da porta
Eliminaresconde as asas
a borboleta
Oráculo de Bashô
Está intensamente apaixonado e não quer admitir para si própria. Cuidado, não bata com as portas.
o caramba era aqui. duplo caramba!
Eliminar223
estimada Pirata, bem-vinda :)
ResponderEliminar78
Vento outonal –
Eliminargrito
de aranha
Oráculo de Bashô:
Vai ficar sem a sua Milu durante as férias da Páscoa. O acordo de respinsabilidades parentais que assinou com uma certa pirata, impõem que a meta num barco e que a remeta amanhã mesmo.
pensei que sabias de Milu... apaixonou-se por um humano desconhecido e foi viver com ele. a rebeldia da adolescência e a ingenuidade do primeiro amor, tudo junto ou dava num filme de Luca Guadagnino ou dava num poema de António Franco Alexandre...
Eliminarescreveu-me esta carta, alguns dias depois de ter fugido de casa,
«É muito bonito o meu amigo de agora;
tem o mais belo pêlo da floresta,
e olhos onde brilha, em noite escura,
o faiscar do gelo nas alturas.
Demora-se a falar ao telefone
com a namorada, no vagar dos dias;
diz-lhe tudo o que faz, e pensa, e sente,
e ouve também, com ar inteligente,
as divertidas vidas que ela conta.
E há tantos episódios, desde o baile
dos mosquitos, no verão passado,
à recente soirée das sanguessugas,
que se distrai, e lento se espreguiça
ao sol, que lhe acentua as rugas.
Então eu subo pelo pêlo, e fico
a admirar tão sedosas harmonias;
no sussurro sem fios, que mal entendo,
colho o meu mel pequeno, e sou feliz.»
há-de regressar, bem sei, mas de coração partido. e a culpa é tua. (como sempre)
Ah, Flor! Devia era participar de ti à comissão de proteção das aranhas!
EliminarDeves ter enchido a cabeça da pobre com mimimis de amores e outras fofisses! Tivesse ela ficado aqui comigo e andaria de punhal nas patas a guerrear por estes mares fora. Estragaste a nossa educanda com poeminhas e sensibilidades e aulas de violino...
vou mandar buscá-la imediatamente. Para o amor, não perco mais nada!
128
ResponderEliminara copa das árvores segura a chuva
Eliminarque já não cai das nuvens
e a lua passa velozmente.
Oráculo de Bashô:
Este fim de semana estão favorecidos os passeios no parque sob a luz lunar. Deixe o chapéu de chuva em casa e leve patins em linha, que há qualquer coisa que vai acontecer a grande velocidade.
Espatifar-me-ei de encontro a um plátano, decerto. Daqueles cheios de corações com letras dentro atravessados por flechas!
EliminarBeijos patinadores, mancos :)))
Então? Verificou-se?
Eliminar174.
ResponderEliminarA oeste
Eliminarum poeta azul
olha o quarto crescente
Oráculo de Bashô:
As musas estão consigo. Sente-se e escreva um poema. Se tudo falhar, beba um tinto da região do oeste.
As saudades que eu tinha de um bom Haiku! Quero o 103!
ResponderEliminaros poemas cómicos ao vento
Eliminarfazem-me lembrar
o médico que era poeta e pobre.
Oráculo de Bashô:
Se se armar em palhacinha, faça-o ao abrigo do vento. Caso contrário, pode ficar pobre ou, igualmente catastrófico, um médico seu familiar pode comprar um carro desportivo amarelo.
Raios! Uma pessoa pediu um Haiku do Bashô por impulso, só porque o viu na montra e toda a gente estava a pedir um, e depois esqueceu-se! Agora que dei com ele aqui no fundo da mala, já é tarde! O vento soprou com muita força por estes dias e o desportivo amarelo já ali está, estacionado à porta!
EliminarEstes oráculos são infalíveis, Palmier, já devias saber.
Eliminar76, por favor.
ResponderEliminarna almofada
Eliminaro fio de cabelo
Que agarra o sonho
Oráculo de Bashô:
Atenção aos vestígios biológicos de indiscrições românticas. Este fim de semana mude os lençóis.
99 para a mesa do canto menos lírico, madame!
ResponderEliminarcoberta de musgo
Eliminara sempre absorta hera
é uma oração budista
Oráculo de Bashô:
Se mantiver essa postura introspectiva, tornar-se-á uma monja, daquelas de camisa de dormir branca até aos pés e cabelos desgrenhados. Terá seguidores.
cinquenta e seis
ResponderEliminarou era so ontem?????
o som de uma coisa a cair
Eliminaramarga os meus ouvidos —
chuva no tempo das ameixas
Oráculo de Bashô:
Se comer ameixas e estiver a chover, tenha cuidado para não escorregar e cair. Ofereça uma música à intérprete do oráculo para atenuar os perigos da queda.
Oh inclemencia!!!! sinto-me usada, um objecto, qual radiola explorada, uma juke box a moedas de plastico...
Eliminarse apenas para isto me queres, cruel Pirata, que assim seja eu para ti:
- Boa tarde, carissima ouvinte, estimo-lhe um belo inicio de final de semana, ainda que assim invernoso, onde quer que se encontre e seja qual for a sua condiçao, no transito, no trabalho, de ferias, enferma, na cama, enfim, votos de uma excelente continuaçao e ca vamos seguindo na rubrica "foi voce que pediu um disco?", com o excelso patrocinio do Salao de Cabeleireiro Melissa Pamela.
Pode dizer a frase:
Gosto do estilo radialista, mas esqueceste-te de passar a música! Vá, vá, antes que cancele a assinatura do serviço!
EliminarA frase .... a frase... a pressão de uma frase...
EliminarCom a música da lady kina até a pirata afina...
EliminarA música é minha!
... ah, o que seria de nos, Borges & Purpurinas FM, se nao fossem os estimados ouvintes?!
EliminarVai haver uma cançao para a Ana, pois claro, que nao se esqueceu da frase!
...
ah, o nosso tecnico de som acaba de informar que estamos com um pequeno problema na regie, nao entra o cartucho.
...
aproveitamos para relembrar que a rubrica
"Foi voce que pediu um disco?" e patrocinada pelo
Salao Melissa Pamela - Agora sim vou ficar bem bela!
nao saia desse lado, estimado ouvinte, nos voltamos ja ja a seguir!!!
;)
(caramba, e agora inspiro-me onde para escolher as musicas?!!! isto sim e muita pressao!)
Para a Ana:
Eliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=CELo-AmUKiU
Para a Cuca:
Eliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=X1XhabUawmU
´´OOO Juuuuuuuuuuuulio, mete o jingle!!!!!!!
Eliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=fvQywNndDxo
Vou ouvir as músicas. Se a da Ana for melhor do que a minha, temos já aqui um problema sério!
Eliminarcertissimo...adorei :)
Eliminarobrigada!
Oioiooooh freguês!!!
ResponderEliminarHaikus fresquinhos!!!!!
294 :)
ResponderEliminarcontemplação da lua —
ResponderEliminaresta noite
o tempo do sono não existe
Oráculo de Bashô:
Vai sofrer de insónias graves durante 07 dias seguidos. No oitavo dia, faça uma festa no primeiro gato preto que encontrar. Não sabemos qual o efeito disso, mas algum sempre deverá ter.
caramba!
ResponderEliminar223
Estas clientes insatisfeitas não param até que o oráculo lhes diga o querem ouvir! Batota! Isso é batota!
Eliminartoca a beber todo o vinho!
Eliminarda pipa
faremos um vaso para flores
Oráculo de Bashô:
Estão favorecidas as noites de embriaguez profunda e as manhãs de jardinagem. Convide os amigos para o esvaziamento das pipas.
agora, sim! muito obrigada!
Eliminar(abençoada batota)
Sua alcoólica!
EliminarNão descansaste enquanto não te dei um pretexto para te embebedares!
100 ou sem, como o poema me disser.
ResponderEliminarsou eu.
ResponderEliminarGaffe
a ave pousa no ramo
Eliminaro peso da neve
que esconde nas asas
Oráculo de Bashô:
Esta Páscoa deve evitar estâncias de ski espanholas de qualidade duvidosa. Sobretudo se houver milhafres por perto. Se encontrar um bom ramo, corte-o e leve-o para casa.
Também quero! Também quero!
ResponderEliminar(bolas! devia ter visto isto antes, agora vou sair, se o Oráculo de Bashô me diz que o melhor seria ficar em casa, irá ser tarde demais!)
Aiiiiiiiiiii....48...
Não está atrasada, mas não leu o manual de instruções do oráculo! Os números começam no 55! Vamos lá cumprir as regras, senhorita.
EliminarOh! ai Capitã, ainda não são nove horas e eu já a caminho de transformar-me em abóbora, uma abóbora pitosga, ainda por cima... uma pessoa lê oráculo e fica sôfrega, não vê mais nada...64...
Eliminarcartas escritas —
Eliminarfolhas que se juntam
e no fim se queimam
Oráculo de Bashô:
Vai receber uma carta importante nos próximos cinco dias. Não a queime antes de abrir. Nunca se sabe quem é que se lembra de nos enviar um cheque ou um mapa de tesouro...
(Se for da emel pode queimar. Eles nunca executam as multas a tempo e aquilo prescreve tudo!)
Por falar em cumprir regras, ainda estou a a espera da frase...
EliminarGlup...
EliminarBorges & Purpurinas, o melhor som das turbinas?
Borges & Purpurinas, se não me dás uma música arranco-te as crinas?
Com o patrocínio da Melissa Pamela acorda-se sem remela?
Esse haiku arrasa completamente com os lamentos entristecidos dos adeptos das cartas escritas em folhas de papel, rendeu-se completamente ao correio electrónico! É um haiku visivelmente preocupado com o risco de incêndio que essa eventual "queimação" de folhas de papel poderia causar!
Eliminar(Irei estar especialmente atenta às cartas nos próximos cinco dias. Muito obrigada, Capitã Cuca!)
Então? Já recebeu?
EliminarNem queira saber, Capitã. Recebi um papel muito colorido, cheio de indicações, de coordenadas e assim, se me tivesse visto, olhos esbugalhados, coração acelerado, é um mapa de tesouro! É um mapa de tesouro! Afinal, era apenas a publicidade a um novo restaurante e a indicação de como lá chegar...
Eliminar69
ResponderEliminara maré da manhã
Eliminarestende na areia
o corpo adormecido da sereia
Oráculo de Bashô:
Palavras para quê? É rumar à praia mais próxima e encontrar a sereia adormecida.
com este frio está é morta... posso pedir outro?
EliminarClaro!
Eliminar253
Eliminara lua encolhe
Eliminarpara que a escuridão
vá crescendo
Oráculo de Bashô:
Aproveite o céu desluado e as ruas escuras para cometer ilegalidades. Considere começar por pequenos furtos.
este sim, é mais eu :)
EliminarIngrato. Anda uma pessoa a inventar-te haikus apócrifos para tu afinal gostares maus dos originais!
Eliminar55
ResponderEliminar(Sim sou eu ��)
a lua é um guia —
Eliminarpor aqui senhor
se vai para a estalagem!
Oráculo de Bashô:
Se passar muito tempo a contemplar a lua, tem todas as probabilidades de acabar a noite num motel duvidoso. Desconfie de tudo o que se vê no céu.
Claro que és tu! :)
EliminarOh, já não devo ir a tempo...quem me manda estar uns dias out?
ResponderEliminarA tentar ainda...o 22?
~CC~
Que fregueses desobedientes!! O número tem de começar em 55!
EliminarOra bolas...e é interminável? Então 122
EliminarTem aqui trabalho para o ano inteiro:)
O vento aninha-se na papoila
Eliminar– única,
e a terra acaba com essa solidão
Oráculo de Bashô:
Atenção à gravidez indesejada, sobretudo nas noites de ventania.
Também convém evitar casas de ópio, não necessariamente pela mesma razão.
Ah, ah...nenhum perigo quanto à primeira, já quanto à segunda...acho que me fico pelo rum e deixo as papoilas no campo simplesmente como inspiração.
Eliminar~CC~
88
ResponderEliminaro meu saké é branco
Eliminaro meu arroz é escuro
e neste mundo há flores.
Oráculo de Bashô:
Não tenha anseios. Coma, beba e o mundo florirá para si todos os dias. Só que só pode comer arroz integral...
esse senhor Bashô que vá dar uma volta de toyota corolla.
EliminarÉ o haiku mais bonito de sempre.
ResponderEliminarEra o duzentos e trinta e quatro, por gentileza.
ResponderEliminar;)
Benvinda :)
Eliminarum gato mia
o miado de preguiça
que desperta o homem
Oráculo de Bashô:
Vá de férias e descanse. Se for preciso tranque os animais de estimação na cozinha ou amordace os vizinhos. Estão favorecidos encontros em espetáculos de jazz.
;)
EliminarBonito.
Bashô é um chato. Assim é que é.
Ora, vamos lá ver. Não tenho animais de estimação, nem equaciono ter, nesta e nas próximas vidas. Se os tivesse, nunca os trancaria na minha divisão preferida de toda a casa, que me estragavam aquilo tudo. Amordaçar os vizinhos, já me ocorreu. Eles é que são finos e não me abrem a porta. É lá com quarenta anos que uma pessoa consegue começar a apreciar jazz?
Agora, com isto tudo, fiquei foi rabugenta. Porra.
;p
[Muito obrigada, Cuca. :)]
p.s. sou a Mam'Zelle, caso não dê para adivinhar.
bonitas são coisas que já aqui vi escritas; e outras, que imagino.
ResponderEliminar