segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Eros, o delinquente


A minha formação humanista tem-me impedido de condenar à morte esta criatura desordeira.
Cansada dos seus desacatos e convicta da sua incapacidade de ressocialização, optei por o remeter aos calabouços do esquecimento para que aí apodrecesse. Em silêncio e longe da minha vista. Antes, arranquei-lhe a lira.
Num daqueles momentos em que a distração nos permite a estupidez da benevolência, lá deixei que lhe devolvessem a lira para que se entretivesse no escuro.
Mas, mesmo no breu, o miúdo malévolo soube tocar a música certa para me convencer a autorizar-lhe uma saída precária.
O resultado, como seria expectável, foi um rasto de destruição, seguido das habituais queixas e vítimas de serviço.
O delinquente foi sumariamente devolvido aos calabouços.
Quanto a mim, observo os restos da lira que parti em três ao mesmo tempo que me questiono sobre os fundamentos da minha tal formação humanista.
(Escultura: Eros e Psique, de Antonio Canova)

2 comentários:

  1. Convenhamos Cuca, a formação humanista é um estorvo. Pancada no miúdo. Afinal ele é forte e bem capaz de ripostar com tenacidade.

    ResponderEliminar
  2. A Mimi ajudou-me imenso na minha reflexão sobre os fundamentos da formação humanista. Um estorvo completo!!

    ResponderEliminar