segunda-feira, 15 de agosto de 2011

receitas populares contra a melancolia




melancolia (me-lan-co-li-a)
s. f.
Tristeza vaga, indefinida: atingiu-o a melancolia da tarde.
Estado de depressão intensa, traduzindo sentimento de dor moral e caracterizado pela inibição das funções motoras e psicomotoras
In Dicionárioweb



Já se disse demasiado sobre a melancolia e, ainda por cima, quase tudo se resume a afirmações mentirosas destinadas a disfaçar a cobarde derrota dos psicanalistas perante este incómodo e estúpido estado de inquietação.
Nestas alturas, quando a ciência nos falha, há que procurar as soluções junto do povo, esse anónimo e global proprietário do senso comum. Diz, pois, o senso comum, que a única coisa que nos deve interessar sobre a melancolia é a forma de a anestesiar. A saber:
Dar uma martelada num pé que nos faça falta; enfiar duas caixas de prozac no estômago; arranjar um emprego na apanha do morango ou nas vindimas; tomar um purgante; fazer um doutoramento sobre a importância da analogia no direito civil; ir para o Algarve de férias no mês de Agosto sozinha com dois pré-adolescentes; e.t.c., e.t.c.
Apesar da evidente semelhança de resultados expectáveis, optei pela última das soluções em detrimento da primeira, porque tenho o cérebro deformado pelos meus vícios de burguesa e mantenho desconfiança em relação a remédios que não reunam a dupla condição de saberem mal e custarem muito dinheiro.
Partimos os três pela manhã para evitar o imperdoável desperdício que seria perder a fila da hora do almoço no único restaurante da praia. Aquela praia para onde se mudou Lisboa inteira.


Desejem-me sorte e as melhoras.




1 comentário:

  1. deixa-me juntar a isso tudo uma de 3 anos e picos, para que seja o toy dos outros, de forma a podermos bronzear-nos em paz. leva braçadeiras, pelo que até para o mar pode a pequena corja de capetas ir sozinha... e há sempre os nadadores-salvadores...

    ResponderEliminar