Fiquei a pensar que talvez exista
em todas as imagens, de todas as coisas que compõem o universo e dos seus compositores, um holograma de uma borboleta de asas abertas.
Talvez seja imprescindível encostar o nariz à imagem e afasta-la muito lentamente e fixar o olhar no ponto que é tanto exato quanto irrepetível e misterioso. Perdermo-nos na dose certa de estrabismo, revirar os olhos para dentro, acreditar na existência da borboleta de asas abertas.
É o anti-Aleph. Não o ponto vazio que nos mostra todas as coisas que compõem o universo, mas o ponto cheio que nos mostra o espaço vazio que existe em todas as coisas que compõem o universo.
Bem sei que o consolo da ideia de uma borboleta de asas abertas no interior das coisas é um holograma. Mas também assim deus e a poesia e ninguém parece especialmente perturbado com isso.
Eu aqui, a encostar o nariz, e nada... Estás a gozar?.... :)
ResponderEliminarJuro que não. É preciso insistir. E vale a pena.
EliminarHoje, finalmente, consegui ver a borboleta de asas abertas. Fez-me lembrar aqueles livros infantis que têm aquela magia dos desenhos em relevo. Também percebi por que razão não tinha conseguido ver antes. Acreditei sempre que estaria aí uma borboleta de asas abertas, só por isso insisti, mas nunca tinha deixado acontecer a dose certa de estrabismo, nunca tinha revirado tanto os olhos para dentro. Também nunca tinha respeitado totalmente a parte de afastar muito lentamente, afastava-me sempre demasiado depressa. Precisei de um tempo, portanto. E vale mesmo a pena.
ResponderEliminarObrigada, Cláudia. Assim já não passo por maluquinha. Sabes que só consegui ver duas vezes? Fiquei tão contente quando a vi que foi assim como regressar aos oito anos!
EliminarUau! Uma borboleta em relevo saída de um jardim de flores...
ResponderEliminarAparentemente ainda não estou tão maluquinha quanto me julgo. Até vi uma borboleta num dia de chuva :)
E não é tão linda?
EliminarPá!... Que cena!! E logo eu que nunca consigo ver estas coisas... já ganhei o dia :))
ResponderEliminarTu? Tu vês tudo antes de toda a gente!
EliminarTenho saudades tuas!