sábado, 24 de maio de 2014

Poeta en el mar

Se recuperei a plena propriedade da senhora lua; retive em segredo duas ou três estrelas; fiz minhas as ondas do mar sobejante e até me devolveram a superfície das ilhas, não vejo razões objetivas para continuar a partilhar os direitos de utilização dos acordes da guitarra de Vicente Amigo.
Hoje, tocará apenas para mim. 

5 comentários:

  1. Diz Fernand Braudel que Sevilha é uma cidade onde "o coração do mundo pode ser sentido." Vicente Amigo, homem vindo de lá perto, consegue transportar nas cortas guitarra as palavras ainda mais enfáticas que um entusiástico Fernando Herrera, escrevia no século XVI: "Sevilha não é uma cidade, mas um universo."

    Boa tarde, Cuca :)

    ResponderEliminar
  2. Uma história de piratas (da Carla Romualdo - escreve no Aventar, mas esta é do Facebook dela). Já agora, um spoiler, mas não muito: o botequim é a tasca Beira-Rio. No Porto.

    Ontem conheci um pirata. Entrou na tasca com um papagaio ao ombro, pediu uma sandes de panado ao balcão, foi sentar-se com ela na mesa ao pé da porta, e o papagaio saltou-lhe do ombro para a mesa e debicou o pão até à última migalha. Uma turista, que parecia ter entrado ali por engano mas foi ficando, pediu ao empregado, num português rudimentar, que fotografasse a cena. Passou-lhe para a mão um descomunal telefone cor-de-rosa e ele, muito do Porto, fez de conta que não entendia.
    - Quer que fotografe quem?
    Ela apontou para o papagaio.
    - Ah bom. É que o dono é feio como o caralho.
    Ela não percebeu, quem estava não traduziu, o pirata nem se mexeu e o papagaio espreguiçou uma pata de cada vez, limpou o bico às penas do peito, e voltou para a câmara o seu melhor perfil.
    O empregado fez a foto e devolveu o telefone à dona com um sorriso cortês.
    Como se fosse o sinal que esperavam, o papagaio esvoaçou para o ombro, o pirata levantou-se, acenou a quem estava ao balcão, e lá foram os dois, não para o mar, a esse já não regressam, mas para o varandim voltado para o rio.
    Disseram-me que às terças canta-se o fado. Na próxima, não faltarei.

    ResponderEliminar
  3. Partilhei porque sim, não tem nada a a ver com esse larilas do Vicente. E porque estava com saudades de escrever aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E partilhou bem.
      Espero que volte, estava com saudades suas...

      Eliminar
  4. Gostei da música e mais ainda da história do pirata :)

    ResponderEliminar